quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gil Sodré: 40 anos de Dança: biografia

Ruberval Guimarães, Cléo Jr., Karl Singleton, Geraldo Lafond, Adão e Gil Sodré.

Manoel Giovanny Costa Sodré, GIL SODRÉ, nasceu em São Luis do Maranhão, onde inciou sua carreira artística em 1973, fazendo o curso de teatro com Brás Chediak.

Gil Sodré (Maria Josefa) em Ode para a Casa de Bernarda Alba. Coreografia de Valerio Césio. Música de Geraldo Flach. Balé Contemporâneo do Maranhão. São Luís/MA, 1991. Teatro Alcione Nazaré.

Continua seus estudos no Seminários Permanente do Teatro Experimental do Maranhão com aulas de expressão corporal, teatro, dicção, improvisação, interpretação, indumentária e caracterização.

Cursa em paralelo aulas de Ballet Clássico, Neoclássico, Dança, Moderna e Primitiva, Dança Característica, Jazz e Afro-brasileira na Academia Maranhense de Ballet.

É formado em Ballet Clássico pela Academia Hugo Bianchi (Fortaleza/CE), 1982, e pelo Centro Educacional de Danças Reynaldo Faray (São Luis/MA), 1990.

Reynaldo Faray (Bernarda Alba) e Gil Sodré (Maria Josefa) em Ode para a Casa de Bernarda Alba. Coreografia de Valerio Césio. Música de Geraldo Flach. Balé Contemporâneo do Maranhão. São Luís/MA, 1991. Teatro Alcione Nazaré.


Transferiu-se para Fortaleza/CE, ingressando na Academia de Ballet Hugo Bianchi, formando-se passando a exercer a função de professor de ballet clássico e Jazz.

Foi contratado pela Companhia de Teatro Infantil “PICCOLO SHOW”, como bailarino e coreógrafo, participando da turnê por todo o Brasil.
Gil Sodré (Maria Josefa) em Ode para a Casa de Bernarda Alba. Coreografia de Valerio Césio. Música de Geraldo Flach. Balé Contemporâneo do Maranhão. São Luís/MA, 1991. Teatro Alcione Nazaré.

 Fez cursos de Ballet na:
Academia Hugo Bianchi (Fortaleza/CE), com Hugo Bianchi.


Academia Leda Yuqui (Rio de Janeiro/RJ), com os professores: Jhonny Franklin, Dennis Gray, Leni Dale e Vilma Vernon.


Ballet Stagium (São Paulo/SP), com os professores: Décio Otero, Márika Gidali e Ricardo Ordonez.

  
  Gil Sodré (Camacho) em Don Quixote. Coreografia de Hugo Bianchi. Música de Geraldo Flach. Ballet Hugo Bianchi. Fortaleza/CE, 1984.Teatro José de Alencar.
 
Ainda em Fortaleza trabalhou nas Academias de Eros Volusia, e Centro Social Urbano César Cals – CERCE .

Dançou em todos os festivais de fim de ano da Academia Maranhense de Ballet, Ballet Reynaldo Faray e Centro Educacional de Dança Reynaldo Faray, assim como participou das montagens do Ballet Contemporâneo do Maranhão.  Sendo, Diretor assistente de Reynaldo Faray em várias montagens.

 Luzia Inês Aureliano (Coppélia) e Gil Sodré (Dr. Copelius) em Coppélia. Coreografia de Reynaldo Faray. Ballet Reynaldo Faray. São Luís/MA, 1994. Teatro Artur Azevedo.

Cursos de férias com:


Kall Singleton, Michigan – U.S.A. – 1989
Eduardo Boni – São Paulo
Emílio Martins – Rio de Janeiro
Flávio Sampaio – Rio de Janeiro
Eliana Caminada – Rio de Janeiro
Célia Refles – São Luis
Roosevelt Pimenta - Natal
Valério Césio – Buenos Aires
Rosito de Carmine – Buenos Aires
Cecília Leite – Brasília
Antônio Vasconcelos - Rio de Janeiro
Eric Valdo – Rio de Janeiro
Richard Rein – ST. Paulis Scholl – U.S. A.
 
Balé Contemporâneo do Maranhão
 
Com o Ballet Contemporâneo do Maranhão, participou dos festivais:



Festival de Inverno em São José do Rio Preto/São Paulo.


Festival de Inverno em São Carlos – São Paulo.


Teatro São Carlos em Campina Grande na Paraíba.

Balé Contemporâneo do Maranhão

Gil Sodré (Fauno) em Fauno e Ninfas. Coreografia de Reynaldo Faray. Centro Educacional de Dança Reynaldo Faray. São Luís/MA. Teatro Arthur Azevedo.


Jaqueline Murad, Diranilce Cutrim, Reynaldo Faray, Gil Sodré e Sergio Sampaio em Formas. Coreografia de Reynaldo Faray. Academia Maranhense de Ballet. Belém(PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário