segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Clyde Morgan

Outro mestre da dança moderna que esteve na nossa terra em 1980, a convite da Fundação Cultural do Maranhão, foi o bailarino norte-americano Clyde Morgan, ministrando a oficina de Dança Afro, por sinal uma oficina que quebrou paradigmas. Clyde Morgan na ocasião fez uma apresentação solo do seu trabalho no Teatro Arthur Azevedo.
Abaixo uma pequena biografia do mestre.

Clyde Morgan Alafiju, nasceu em Cincinnati, Ohio/EUA. Na Casa Karamu Theater iniciou a sua formação em dança, vindo a ser graduado pela Cleveland State University. Fez cursos aperfeiçoamento na Bennington College e com os mestre da dança americana Merce Cunningham, Dança New Group, Robert Joffrey, Sanasardo Paulo e o Ballet Russe de Monte Carlo Studios.

Considera como seus principais mestres José Limon e Babatunde Olatunji, vindo a ser solista das suas companhias de dança. Dançou como solista para as companhias de Maslow Sophie, Nagrin Daniel, Falco Louis, Lang Pearl e Anna Sokolow.

Criou o seu próprio grupo de dança com Carla Maxwell, New York duo, com o qual visitou dançando e pesquisando músicas e danças africanas os países da África Ocidental e Oriental.

Em 1971, chega ao Brasil para ocupar os cargos de Diretor Artístico e Coreógrafo do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia em Salvador, onde ficou durante os anos de 1971 a 1980. No Brasil coreografou também para o Corpo de Baile do Teatro Guaíra.

Atualmente Clyde Morgan ocupa o cargo de Professor Associado de dança africana e Diretor Artístico do Dança Africana Sankofa e Ensemble Tambor na SUNY College, em Brockport.


Imagem: Artur Ikishima. Clyde Morgan no Parque da Cidade. Salvador/BA.










Nenhum comentário:

Postar um comentário